Não caia em roubadas quando for escolher a acomodação, infelizmente existem muitas pessoas com histórias tristes quando o assunto é moradia aqui na Irlanda.

Ao sair do Brasil, achar um acomodação em tempo hábil, depois que terminar a acomodação da escola ou a host family é uma das maiores preocupações dos intercambistas junto com o dinheiro que temos que trazer.

Devido à esse medo e a pressa em achar um lugar definitivo para ficar, muitas pessoas aceitam qualquer negócio, e acabam caindo em roubadas que podem acabar em perda de dinheiro e até o fim do intercâmbio.

Separei algumas dicas para você não passar trabalho e escolher uma acomodação segura, sem precisar se preocupar com dores de cabeça mais pra frente!

Entrevistas
É muito normal por aqui, as pessoas que estão alugando uma vaga na casa fazem uma entrevista com os interessados na vaga, e escolhem o que mais tem a ver com os outros moradores. Procure sempre conversar ao máximo com o pessoal, pedir para visitar a casa e não tenha medo de olhar bem, peça o número de contato do pessoal para caso surja alguma dúvida.
Nunca feche uma vaga sem conhecer primeiro as pessoas que vão dividir os seus dias com você, são os hábitos e a personalidade de cada um que vai influenciar para a boa convivência, ou não, da casa.

acomodação em Dublin

Depósito
Ao entrar numa vaga, ou alugar um apê, sempre se paga um depósito aqui na Irlanda. Este depósito é reembolsável no final do contrato, ou quando você sair da vaga, e serve de segurança para o landlord (locatário) caso houver algum dano na propriedade.
Quando o apê é alugado diretamente com o landlord, é mais provável que você receba um comprovante desse depósito, até por causa do contrato. Quando a vaga é passada de outras pessoas, é importante pedir alguma forma de comprovação do pagamento desse depósito para poder receber seu dinheiro na hora em que for sair da acomodação.

Contrato
Todo contrato deve conter o nome de todos os residentes, ter seu nome ali escrito e assinado é a segurança de que você terá um tempo mínimo para deixar a casa, caso seja exigido, entre outras coisas.
Ao entrar numa vaga, sempre entre em contato com o landlord e peça para seu nome ser inserido no contrato e pegue uma cópia para você. Não são incomuns casos em que pessoas foram despejadas da casa pelo landlord porque seus nomes não estavam no contrato e elas não tinham nenhum direito de estarem morando ali.

acomodação em Dublin

Landlord (locatário)
Peça para conhecer, mande uma mensagem ou e-mail para seu landlord. Isso vale para o caso em que se alugam vagas, e não o apartamento/casa inteiro, desse modo você constrói uma relação e ele fica sabendo quem você é, que você está morando lá e que ele vai poder te ajudar quando você precisar.

Contas
Sempre cheque antes o valor das contas e se você (e seu orçamento) está de acordo com os gastos. As contas básicas variam de casa para casa, algumas tem internet instalada, outras podem pagar pela TV…
Se você acha supérfluo alguma dessas coisas, repense se isso vai caber em seu orçamento e se o valor não te incomoda, lembre-se que você está chegando em uma casa com um sistema já pronto! Não dá pra sair querendo mudar o jeito como as coisas já funcionavam desde antes de você chegar.

Dinheiro
Por último, mas não menos importante, traga sempre mais dinheiro do que os ‎€3000,00 exigidos pela imigração, assim você evita o sufoco de ser obrigada a achar um lugar para ficar em poucas semanas, pode escolher melhor e com mais calma, e tem uma graninha extra para eventuais emergências.

*Texto originalmente publicado no Blog da ICOT, onde semanalmente posto sobre curiosidades da Irlanda, dicas e desafios de ser uma intercambista em Dublin.



PLANEJE SUA VIAGEM

Quer ajudar a SAVE sem gastar nada por isso?


Fazendo suas reservas através destes links nós recebemos uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso.
Garanta sua Hospedagem: Booking.com || Hostelworld
Garanta seus Ingressos: Ticketbar
Garanta seu Chip internacional: Travel Mobile



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *