cracovia

Praça do Mercado

Essa cidade me surpreendeu de uma maneira, que não sei nem explicar! Nunca imaginei a quantidade de coisas legais que eu ia ver por lá, e mais ainda, a beleza da cidade, a vibe de cidade universitária e a quantidade de gente bonita nas ruas…

Cracóvia tem uma história muito pesada por causa da guerra, uma grande parte das suas atrações é ligada aos horrores que aconteceram por lá, mas a cidade em sim foi muito bem preservada (ao contrário de Varsóvia, a capital da Polônia). E tudo isso sendo uma das cidades mais baratas do mundo para se fazer turismo!!

Principais Atrações:

  • Stare Miasto – é a cidade velha, centro histórico de Cracóvia. É rodeada por muralhas e seus prédios são super bem conservados, já que a cidade não sofreu com bombardeios na Segunda Guerra Mundial.
  • Castelo de Wawel é o castelo real, que mais parece um complexo de vários prédios, e é em volta dele que fica a Cidade Velha.
  • Rynek Glowny – a praça principal da cidade, conhecida também como Praça do Mercado. Fica localizada bem no centro da Cidade Velha e é cheia de atrações ao redor, restaurantes, lojas e barzinhos.
  • Basílica de Santa Mari – a igreja mais linda que eu já fui na vida! Sem exageros!!! O teto é demais, a decoração é demais, tudo tudo é muito lindo, rico e de encher os olhos!!
  • Mercado – é o mercado que dá nome à praça, fica bem no meio dela e dentro há várias lojinhas, em sua maior parte de souvenirs.
  • Montanhas Tatra – essa região montanhosa fica super perto de Cracóvia e vale uma viagem só dela! É lá que fica Zakopane, um dos destinos mais procurados no inverno pelo pessoal que curte esquiar.
  • Fábrica de Schindler – a fábrica que foi responsável por salvar a vida de milhares de judeus, retratada no filme A Lista de Schindler, de Steven Spielberg. É uma visita muito emocionante e enriquecedora!
  • Kazimierz – o antigo bairro judeu é onde fica a Fábrica de Schindler, a ideia é pegar um dia para fazer as duas coisas juntas, já que é um pouco mais afastado da cidade velha. Ainda é possível ver um pedaço do muro do gueto de Cracóvia, e lá se encontra o melhor zapiekanki (prato típico, tipo uma pizza de pão) da cidade, é chamado de Endzior.
  • Auschwitz-Birkenau – os maiores campos de concentração nazista ficam pertinho de Cracóvia, vale guardar um dia pra ir visitá-los. Dá pra ir sozinho, mas o ideal é pegar um tour guiado para poder tirar dúvidas e entender melhor o que aconteceu por lá! Nesse dia, melhor não marcar mais nada, pois muito raramente você vai ter ânimo pra fazer outra coisa…
  • Minas de Sal Wieliczka – outro passeio pertinho da cidade, essas minas de sal são imperdíveis.

Quantos dias ficar: nós ficamos na cidade por 4 dias inteiros, conseguimos fazer tudo acima, menos ir esquiar nas montanhas. Acho que é tempo suficiente, porém a cidade é tão legal, tão barata e tão bonita que eu ficaria fácil mais alguns dias por lá! Em uma viagem longa de várias semanas, Cracóvia é um bom lugar para se fazer uma parada de mais dias.

cracovia

Fonte: weather2travel.com

Melhor época: as estações são bem marcadas por lá, então se você quer neve, frio e ir esquiar ali perto, vá no inverno (entre dezembro e início de fevereiro)! Se você deseja um clima mais ameno, curtir as festas e passear muito a pé, vá em todo o resto do ano, porque a cidade combina com todas as estações na real.

Como se locomover: pequeninha que só, Cracóvia é facilmente vista com as próprias pernas! Algumas atrações que ficam mais afastadas, vide o Bairro Judeu e a Fábrica de Schindler, você pode ir de ônibus, os tickets devem ser comprados nas maquininhas que tem no ponto de ônibus ou dentro do próprio ônibus, juro que é super fácil e não tem como se perder.

Os trajetos são calculados por tempo, mas dificilmente você vai fazer um trajeto mais longo do que o tempo mínimo, que é 20 minutos, então vai com fé e clica sempre no menor tempo para comprar suas passagens.

Gastronomia e comidas típicas: tá aí uma cidade barata e cheiaaa de opções gostosas pra comer! Bigos, sopa de beterraba, sopa azeda, linguiças, torta de maçã… AMO ir à uma cidade e comer bem, me faz sentir que a viagem valeu à pena e acho que cria uma ligação imediata com o povo! Cracóvia foi uma dessas cidades, e os vídeos da série sobre restaurantes e comidas típicas você pode conferir nos links abaixo:

 

 

 

Gostou? Então não deixe de compartilhar com seus amigos e comentar abaixo!

 



PLANEJE SUA VIAGEM

Quer ajudar a SAVE sem gastar nada por isso?


Fazendo suas reservas através destes links nós recebemos uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso.
Garanta sua Hospedagem: Booking.com || Hostelworld
Garanta seus Ingressos: Ticketbar
Garanta seu Chip internacional: Travel Mobile



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *