Neste domingo será comemorado o Dia das Mães aqui na Irlanda, isso mesmo! Aqui o dia não é comemorado no segundo domingo de maio, como é feito no Brasil e nos EUA, mas sim no quarto domingo da Quaresma.

dia das mães

Mas por que isso?

Há muito tempo atrás as famílias menos abastadas enviavam seus filhos às casas das pessoas ricas para que eles pudessem aprender e trabalhar. Eles nunca tinham folga, exceto pelo quarto domingo de Quaresma, onde eles tinham permissão para irem à igreja e depois visitarem suas famílias… Eles primeira adorava à Virgem Maria (mãe de Jesus) e depois iam agradar às suas próprias mães, com cartões, flores e doces.

Essa tradição vem desde a Idade Média, foi esquecida durante a Revolução Industrial e retomada depois da Segunda Guerra Mundial.

E segue assim até hoje, no Brasil vemos muitas propagandas e a data se tornou super comercial! Aqui, no entanto, não vejo quase nada falando sobre o assunto, é uma data em que eles curtem mesmo as suas mães, levam café na cama, saem para almoçar/jantar foram num restaurante bacana, muito mais conectado ao verdadeiro significado do dia.

dia das mães

 

Curiosidades!

Confira uma lista de países e o dia em que cada um comemora o Dia das Mães:

Segundo domingo de maio – EUA, Brasil, Austrália, África do Sul, Bélgica, Chile, Colômbia, China, Dinamarca, Alemanha, Itália, Panamá, Finlândia, Japão, Canadá, Nova Zelândia, Áustria, Peru, Suíça, Turquia, Venezuela, Hong Kong e Estônia.

Primeiro domingo de maio – Portugal, Lituânia, Hungria, Cabo Verde, Angola, Espanha e Moçambique.

Último domingo de maio – França e Suécia, podendo ser transferida para o primeiro domingo caso coincida com pentecostes.

Dias fixos no mês de maio – No dia 10 é comemorado em México, Guatemala, Bahrein, Índia, Malásia, Qatar e Singapura. No Paraguai é dia 15. Dia 26 é na Polônia e dia 27 na Bolívia e na Rep. Dominicana.

Outras datas – Fevereiro: Noruega dia 08.
Março: Geórgia no dia 03, Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Butão, Moldavia e Romênia dia 08 e Egito, Síria, Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes no dia 21.
Abril: comemorado dia 7, na Grécia.
Junho: em Luxemburgo, dia 8.
Agosto: Dia 12 na Tailândia e dia 15 na Costa Rica.
Outubro: os argentinos comemoram no terceiro domingo do mês.
Dezembro: Panamá, no dia 8.

Independente de datas, todo país tem um lugarzinho no seu calendário para prestigiar àquelas que nos deram a vida e que tanto amamos!

Happy Mother’s Day

*Texto originalmente publicado no Blog da ICOT, onde semanalmente posto sobre curiosidades da Irlanda, dicas e desafios de ser uma intercambista em Dublin.



PLANEJE SUA VIAGEM

Quer ajudar a SAVE sem gastar nada por isso?


Fazendo suas reservas através destes links nós recebemos uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso.
Garanta sua Hospedagem: Booking.com || Hostelworld
Garanta seus Ingressos: Ticketbar
Garanta seu Chip internacional: Travel Mobile



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *