Estocolmo

Praça Stortorget

Estocolmo é a capital da Suécia, e frequentemente citada como a capital da Escandinávia também, a cidade fica em um arquipélago, composto por mais de 30.000 ilhas, o que a faz também ser chamada de Veneza do Norte. Essa é uma comparação inevitável, mas que não faz sentido algum fora o fato de ela ser rodeada por muita água.

A limpeza, eficiência dos transportes públicos, arquitetura, gastronomia… Tudo indica que você está num lugar diferenciado, com uma história muito forte e muito desenvolvido. Como qualquer cidade grande, possui atrações para todos os tipos de viajantes, mas eu particularmente considerei a cidade muito romântica e ótima para quem gosta de aprender sobre história, pois tem diversos museus super interessantes e interativos!

Principais Atrações:

  • Gamla Stan – é a cidade velha, onde tudo começou, e ainda guarda sua arquitetura com ruas estreitas, de paralelepípedo e prédios muito fofos, pequenos e tradicionais.
  • Museu do Vasa – o Vasamuseet é a atração mais visitada da Escandinávia, e um dos museus que mais me surpreendeu na viagem! São 4 andares de informações variadas sobre este barco que é famoso por ter afundado quando deixava o porto na sua viagem inaugural.
  • Skansen – museu a céu aberto, mostra a vida no país durante os últimos séculos, o interessante deste museu (assim como o Norsk Folkemuseum, em Oslo) é que você pode andar por dentro das construções, que são todas em tamanho real, e interagir com os atores, brinquedos e animais no local.
  • Museu Nórdico – ou Nordiska museet, é um museu complementar ao Skansen, idealizado pela mesma pessoa, e que conta também a história da Suécia ao longo dos séculos, porém mostra mais artesanato, gastronomia, vestimenta e etc.
  • Palácio Real de Estocolmo – é a residência oficial dos reis da Suécia, e lá podem ser visitados 3 museus: o The Kronor Museum (fala sobre o antigo palácio, destruído em um incêndio), The Royal Apartments (visita às principais salas do palácio, dependendo da agenda oficial, algumas salas podem estar fechadas) e o The Treasury ( que mostra as jóias da coroa, espadas importantes e etc).
  • Palácio de Drottningholm – é a residência particular da família sueca, fica a aproximadamente 1h de transporte público de Estocolmo (saindo da Gamla Stan, por exemplo).
  • Museu do ABBA – sim, você não está confundindo, a banda ABBA é sueca e eles tem um museu todinho dedicado à eles.
  • Museu Nobel – ou Nobelmuseet, conta a história do prêmio, de Alfred Nobel e dos laureados, dando destaque para grandes nomes e os feitos que fizeram eles ganhadores do prêmio.
  • Stortorget – a mais antiga praça de Estocolmo, é onde fica o Museu Nobel, e fica a um passo do Palácio Real e da Catedral de Estocolmo.
  • Igreja de São Nicolas – é informalmente chamada de Catedral de Estocolmo.
  • Östermalms Saluhall – o mercado público deles, muito chique, limpo e organizado. Os preços são salgados e as lojas que estão ali foram passadas de geração em geração.

Quantos dias ficar: ficamos 3 dias e meio na cidade, conseguimos ver grande parte das atrações, se tivesse mais um dia incluído ali não seria tão cansativo e poderíamos ter ido ver o Palácio de Drottningholm, que fica mais afastado da cidade, por exemplo.

 

estocolmo

Fonte: weather2travel.com

Melhor época: no inverno você vai ser capaz de ver a cidade cheia de neve, como a gente imagina imediatamente quando se fala em Escandinávia, porém a cidade tem uma vida super intensa no verão, com temperaturas super agradáveis e muitas atividades nos canais e parques da cidade.

Como se locomover: o sistema de transporte público é maravilhoso, você pode fazer um cartão quando chega na cidade, em qualquer banca de jornal/loja de conveniências, e comprar os passes de 24h, 48h e assim por diante… Comprar os passes é muito válido, pois os descontos são ótimos, quanto mais dias, mais barata fica a passagem. Outro ponto positivo é que ele vale para todos os transportes públicos, ou seja, sem se preocupar com ter que comprar diferentes tickets ou ficar preso só a um tipo de transporte!

Gastronomia e comidas típicas: oa país possui uma cultura de caça muito forte, e também de pesca, tudo isso devido à sua localização e clima! 

 

Assista abaixo os nossos três vídeos da série Food Crawl sobre Estocolmo:

 

E mais: usar o metrô de Estocolmo é uma atração à parte, muitas das estações são lindas, decoradas com temas diversos e s”ao verdadeiras instalações de arte. Percorra todas as estações para um programa diferente!

 

 

Gostou? Então não deixe de compartilhar com seus amigos e comentar abaixo!

 

 



PLANEJE SUA VIAGEM

Quer ajudar a SAVE sem gastar nada por isso?


Fazendo suas reservas através destes links nós recebemos uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso.
Garanta sua Hospedagem: Booking.com || Hostelworld
Garanta seus Ingressos: Ticketbar
Garanta seu Chip internacional: Travel Mobile



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *