Primeiramente: na hora em que decidimos fazer um intercambio precisamos levar em conta que teremos uma rotina, uma vida “normal” naquela cidade nova, isso inclui estudos e trabalho. Muitas pessoas perdem as oportunidades que um intercambio oferece por não manterem o foco e se deslumbrarem com as novidades que surgem… Os dois principais erros são não aprender a língua de fato e não aproveitar as oportunidades.

Mas como assim estou morando em outro país e não vou aprender outra língua?

intercambista menina planejando o intercambio e oportunidades

Vai sim, mas é preciso lembrar que você gastou muito dinheiro e tempo para estar nessa jornada, você já aprendeu a língua, mas quando vai ter oportunidade de treiná-la todo dia?

É comum ver intercambistas voltando pra casa sabendo falar apenas o básico do inglês (ou do idioma que for) por não irem na escola ou por só falarem sua língua no trabalho ou em casa. Ok que às vezes estamos cansados e é mais prático falar português, mas tente em pelo menos uma das oportunidades falar o idioma em tempo integral.
Sobre aproveitar as oportunidades podemos nos referir a viajar, conhecer pessoas novas ou até mesmo construir uma carreira.

Quem mora/morou fora do país sabe, que é muito mais fácil viajar quando já estamos fora do país, ajuda ainda mais se estivermos ganhando em uma moeda que seja mais valorizada. Aproveite a facilidade e invista em experiências diferentes, festas e roupas novas são legais mas você tem o resto da vida para ter ambas as coisas.

Ter uma rede de contatos ou apenas amigos espalhados pelo mundo é muito importante, seja para ter na casa de quem ficar em um país diferente, seja para saber que se quisermos voltar teremos sempre pessoas para nos ajudar é uma boa ideia, esteja sempre aberto à novas amizades.

Também muitos esquecem das suas carreiras no país de origem e se contentam com os trabalhos que foram oferecidos (na maioria subempregos), muitas empresas gostam de contratar estrangeiros e precisam de nativos de outras línguas, não deixe nunca de procurar emprego na sua área, mesmo que seja mais difícil de conseguir não é impossível, no futuro essa experiencia pode valer ouro no currículo.
Curta muito o seu intercambio, mas não esqueça de que há vida após e que o que plantamos durante esse tempo deve gerar bons frutos e não arrependimentos no futuro!

 

Gostou? Então não deixe de comentar e compartilhar!

 

 



PLANEJE SUA VIAGEM

Quer ajudar a SAVE sem gastar nada por isso?


Fazendo suas reservas através destes links nós recebemos uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso.
Garanta sua Hospedagem: Booking.com || Hostelworld
Garanta seus Ingressos: Ticketbar
Garanta seu Chip internacional: Travel Mobile



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *