O St. Patrick’s é mais uma das datas comemorativas gringa que está invadindo o Brasil, assim como o Halloween e tantas outras. Pelos país inteiro se comemora a data, mas fica sempre aquele conhecimento vago sobre o por quê da comemoração, aonde ela se originou, qual q história por trás e etc.

Assim como o Halloween, o St. Patrick’s é uma data originalmente irlandesa, e não americana como muitos pensam. A ligação com os EUA se deve ao fato de que o país foi colonizado, dentre várias outras nacionalidades, por irlandeses e que levaram seus costumes, festas e tradições para a cultura americana.

st patricks day

O que é o St. Patrick’s Day?

Senta que lá vem a história, o dia 17 de março é uma data comemorada em todos os países de língua inglesa, e agora graças a globalização, cada vez mais países colocaram no seu calendário o Dia de São Patrício como um dia de festa.
Essa data comemora a morte de Paddy (apelido para Patrick), e inicialmente foi um feriado religioso, se ia na missa pela manhã e à tarde se comemorava com um jantar com família e amigos.

Essa festa gigantesca que acontece hoje no mundo todo só rolou mesmo nos EUA em 1762, em Nova Iorque, que soldados irlandeses resolveram marchar juntos a um pub para comemorar a data e se reconectar com suas raízes.
Até hoje as paradas de NY, Boston e outros lugares dos EUA estão entre as maiores do mundo. Em Chicago, por exemplo, o rio é pintado de verde para a comemoração.

st patricks day

Quem é esse cara?

O dono da festa é o santo patrono da Irlanda, mas ao contrário do que muitos pensam, ele nem irlandês é! Patrício nasceu na Grã Bretanha, e sua jornada começa a ficar interessante aos 16 anos, quando ele foi sequestrado por piratas irlandeses.

Durante o tempo em que foi mantido em cativeiro, 6 anos, ele se sentiu muito sozinho e se converteu ao cristianismo. Reza a lenda que já em cativeiro ele sonhava em converter o povo irlandês, uma nação de pagãos, e foi isso que ele fez quando escapou!

Depois de voltar à Bretanha, Paddy foi estudar pra ser padre, e depois de anos e anos de estudo recebeu a missão que ele tanto sonhou: converter o povo irlandês ao cristianismo. Ele teve sucesso porque respeitou os rituais e crenças dos povos que aqui viviam, incorporando vários aspectos da cultura pagã aos seus ensinamentos (como o trevo de 3 folhas, que ele usava para explicar a santíssima trindade).

st patricks day

A festa!

Atualmente o dia de St. Patrick’s é sinônimo de ser Irish, de beber todas e ser feliz! A festa ao redor do globo é grande, e inclui países como EUA, Canadá, Austrália, Brasil, Japão, Cingapura e Rússia.
Geralmente se assiste à um desfile (parade) cedo e depois as pessoas vão pro pub tomar várias pints de Guinness e curtir músicas tradicionais e comer muito repolho com bacon.

Aqui em Dublin a parade vai acontecer na sexta-feira esse ano, e é bom chegar cedo pra pegar um lugar bom (antes das 13h) … Depois é só ir ao seu pub favorito e ser feliz!

Há também vários outros eventos acontecendo na cidade, você pode ver mais informações aqui.

*Texto originalmente publicado no Blog da ICOT, onde semanalmente posto sobre curiosidades da Irlanda, dicas e desafios de ser uma intercambista em Dublin.



PLANEJE SUA VIAGEM

Quer ajudar a SAVE sem gastar nada por isso?


Fazendo suas reservas através destes links nós recebemos uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso.
Garanta sua Hospedagem: Booking.com || Hostelworld
Garanta seus Ingressos: Ticketbar
Garanta seu Chip internacional: Travel Mobile



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *