Deixar a família, estudos, amigos e a sua vida pra trás nunca é uma decisão fácil, porém o maior medo de muitos futuros intercambistas é mesmo a chegada no aeroporto. A possibilidade de passar, ou não, pelo crivo da imigração tira a noite de sono de muita gente e hoje vamos te dar algumas dicas para que tudo saia como o planejado.

É só seguir as nossas dicas e ficar tranquilo!

imigracao dublin1) Documentos
Os documentos são uma parte fundamental da sua chegada, pois é com eles que você vai comprovar que veio para cá para estudar, com tudo legalizado e que por isso não há motivos para você não entrar no país.
A escola vai te dar uma lista e tirar todas as dúvidas sobre o que trazer na hora da sua vinda, mas já te passamos uma listinha básica do que trazer:

  • Passaporte
  • Passagem de volta para o Brasil
  • Carta da Escola (Enrolment Letter)
  • Recibo de Pagamento
  • Carta da Acomodação (Accomodation Letter)
  • Seguro de Saúde Governamental
  • €3.000,00 que são exigidos pela imigração (em dinheiro vivo, extrato do VTM…)

Guarde tudo em uma pastinha, e deixe sempre na sua bagagem de mão pra facilitar na hora de procurar, e também, você só pega suas bagagens despachadas depois de passar pela imigração.

 

imigracao dublin2) Vôo
Na hora de pegar o vôo, existem algumas dicas que podem te ajudar a viajar mais tranquilo e confortável. Chegue sempre com 2h a 3h de antecedência no aeroporto, especialmente se você for com a sua família ou amigos e quiser ter tempo para se despedir. Confirme sempre antes aonde são as suas conexões, quanto tempo entre elas e aonde você deve pegar despachar de novo sua mala.
Na hora de se vestir, menos é mais, tanto para você ficar mais confortável no seu vôo, quanto para não chamar muito atenção na hora da imigração. Prefira roupas de cores neutras, tecidos confortáveis e sapatos baixos.

 

imigracao dublin3) Imigração
Depois de mais de 10h de vôo, é chegada a hora mais “tensa” da viagem! Se você fez tudo certinho até aqui e trouxe todos os documentos com todos os dados direitinhos, não há por que se desesperar.
Primeiramente, atente para que fila entrar na chegada, existe uma fila para EU Passports (pessoas com passaporte europeu) e outra para Non-EU Passports (todos os outros passaportes, e é nessa que você deve entrar.
A espera não costuma ser muito demorada, e logo um agente vai te chamar, ao chegar no guichê, retire todos os documentos da pastinha e entregue ao agente.
Mas e se ele começar a me perguntar coisas e eu não souber responder?
Tudo bem! Responda o que conseguir e não tenha medo de não saber falar inglês, você está aqui justamente para isso. Caso houver algum problema, ele possui o telefone da escola e vai entrar em contato diretamente com eles para resolver a situação.
Poucos vistos são negados, se nos é permitido vir pra cá fazer intercâmbio é porque eles nos querem aqui, não tenha medo e fique o mais tranquilo o possível.

Esses são os passos básicos para uma chegada de sucesso aqui em Dublin, se você fez tudo como falado acima e escolheu uma escola de qualidade como a ICOT, não haverá motivos que impedirão sua entrada na Ilha Esmeralda!
Depois é só procurar a faixinha da ICOT nos portões de saída e pegar seu transfer para a sua acomodação.

*Texto originalmente publicado no Blog da ICOT, onde semanalmente posto sobre curiosidades da Irlanda, dicas e desafios de ser uma intercambista em Dublin.



PLANEJE SUA VIAGEM

Quer ajudar a SAVE sem gastar nada por isso?


Fazendo suas reservas através destes links nós recebemos uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso.
Garanta sua Hospedagem: Booking.com || Hostelworld
Garanta seus Ingressos: Ticketbar
Garanta seu Chip internacional: Travel Mobile



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *