Ao chegar em Dublin temos muitas (muuuitas) tarefas à cumprir para poder dar “start” na nossa vida aqui! Abrir conta em banco, começar a escola, fazer o GNIB… E no meio de todas as tarefas, uma das que mais dão dor de cabeça aos recém-chegados é achar uma acomodação definitiva.

Existem vários tipos de acomodação, maneiras de procurar e poréns que vou tratar no texto abaixo, espero que esse texto seja útil e ajude você a não cair em uma roubada (como também ensinei aqui) e achar de maneira mais fácil uma acomodação que caiba no seu orçamento e nas suas expectativas.

 

1) Qual a melhor região para morar?/What is the best neighborhood to move in?

Dublin é dividida em vários bairros, que por sua vez são divididos em sul e norte (ou par ou ímpar). Na imagem abaixo você pode ver que os bairros 1 e 2 ficam bem no centro da cidade, esses bairros são um pouco diferentes entre si, mas todos tem suas vantagens e ficam no centro, perto de tudo.

Morar no centro é uma boa pois facilita na hora de arrumar trabalho (o transporte público é caro e funciona apenas até as 23h30min) e porque você está pertinho de tudo… Mas é mais caro, obviamente.

Faça uma média de quanto você vai gastar de transporte, ou se é uma distância razoável para ir e voltar de bike, e veja se morando mais longe você vai estar mesmo economizando, e se é uma economia que vale à pena.

Dublin is divided in many neighborhoods on the North side and the south side of the city.  Both sides of the city which are divided by the River Liffey have pros and cons.

 

acomodação dublin

2) Qual o tipo de quarto você pretende alugar?/What kind of room are you intending to rent?

Uma vez que você começar a procurar, vão surgir 1 milhão de vagas com preços diferentes, e isso vai ser determinado pela localização e, mais ainda, pelo tipo de quarto que a vaga oferece.

Existem basicamente esses tipos de quarto abaixo, e qual escolher vai depender de vários fatores pessoais e financeiros:

 

Single Room: se você tem mais um pouco de grana e quer mais privacidade, é mais individualista e quer mais conforto, essa é a melhor opção. Existem muitas casas que só alugam esse tipo de quarto, e algumas em que existe essa opção mediante o pagamento de uma taxa de aluguel mais cara.

Double Room: seria o quarto single, mas com cama de casal. Pode ser uma vaga single (o quarto e a cama só pra você), ou uma vaga pra compartilhar (você vai dividir a cama com outra pessoa). É uma boa opção para casais ou para amigos que vieram juntos, se você não tem problemas em dividir a cama com “desconhecidos” também é uma boa opção, pois o quarto inteiro será apenas de vocês dois.

Twin Room: um quarto com duas camas de solteiro, é a melhor opção para quem veio com um amigo e está procurando pra dividir, você tem uma certa privacidade e o aluguel tende a não ser tão caro.

Shared Room: este é o tipo de acomodação mais barato, pode variar de 3 a 100 pessoas em um quarto (brincadeira), e também é o tipo mais comum de acomodação. Muitos quartos tem beliches, pra poder caber mais pessoas, e se você não considera isso um problema, certamente você vai economizar bastante em acomodação.

Studio/Flat/Apartment: aí já mudamos de categoria! Aqui estou falando em alugar um lugar só para você e mais alguém (ou alguéns), isso requer muito cuidado com a busca e com o contrato.

Se você veio pro intercâmbio com amigos, ou conheceu algumas pessoas legais logo que chegou, ou então veio com namorado, é uma opção a mais à se considerar. Especialmente para casais é difícil de achar acomodação compartilhada, falo por experiência própria, muitas casas não aceitam casais mesmo que tenham disponíveis um quarto double.

 

aonde morar em dublin

3) E aonde posso procurar?/ Where can I look for accommodation?

Existem vários canais aonde vagas são anunciadas, inclusive o velho boca a boca. Uma delas é através de grupos no Facebook, muitos deles brasileiros.

Também é possível procurar através de sites como o daft.ie, rent.ie e muitos outros.

Ou ir na boa e velha imobiliária, é uma boa opção se você já tem emprego e está regularizado no país.

 

 

4) Preste atenção!/Be careful!

 

Na hora de alugar uma acomodação muitos cuidados devem ser levados em consideração para que não se tenha uma dor de cabeça enorme depois, por isso escrevi um post dando dicas de como não cair em roubadas, leia aqui.

 

*Para chegar em segurança, sem ter que se preocupar com acomodação, a ICOT inclui no pacote acomodação. Assim você chega tranquilo e pode procurar com mais calma uma acomodação definitiva!

*Texto originalmente publicado no Blog da ICOT, onde semanalmente posto sobre curiosidades da Irlanda, dicas e desafios de ser uma intercambista em Dublin.



PLANEJE SUA VIAGEM

Quer ajudar a SAVE sem gastar nada por isso?


Fazendo suas reservas através destes links nós recebemos uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso.
Garanta sua Hospedagem: Booking.com || Hostelworld
Garanta seus Ingressos: Ticketbar
Garanta seu Chip internacional: Travel Mobile



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *