Se você é mulher, tem entre 25 e 60 anos de idade (ou se é mais nova/mais velha mas tem vida sexual ativa), sabe que é necessário fazer o exame pré-câncer para evitar dores de cabeça no futuro.

Morando fora do nosso país de origem, longe dos nossos médicos de confiança e sem um plano de saúde, muitas vezes deixamos a saúde de lado e esquecemos o quanto é importante cuidar do nosso bem mais precioso!

O câncer de colo uterino é o segundo câncer que mais mata mulheres no mundo, perdendo apenas para o câncer de mama. Os estágios iniciais da doença não apresentam nenhum sintoma, fazendo com que seja difícil saber da condição sem que se façam exames regularmente.

Exame-Papanicolau-4

Aqui na Irlanda é possível fazer esse exame inteiramente de graça, trata-se do The National Cervical Screening Programme, que tem convênios com várias clínicas espalhadas pelo país.

Tudo o que você precisa fazer é cadastrar aqui o seu número do PPS e esperar gerar um número de identificação. Depois de gerado seu número, você pode ligar para uma dessas clínicas e marcar o exame dando o seu número de identificação.

Os resultados são enviados para a sua casa, e a cada 3 anos (intervalo indicado) eles te mandam uma carta para lembrar que está na hora de fazer exame novamente.

Simples, eficiente, sem filas e de graça, não existe desculpa para não fazer o exame e cuidar da sua saúde!

 

PS: eu indico a Well Woman Centre, site aqui, que foi onde fiz meu exame e fui muito bem atendida! Fora que uma das clínicas deles fica bem no centro, logo depois da Ha’penny Bridge.

*Texto originalmente publicado no Blog da ICOT, onde semanalmente posto sobre curiosidades da Irlanda, dicas e desafios de ser uma intercambista em Dublin.



PLANEJE SUA VIAGEM

Quer ajudar a SAVE sem gastar nada por isso?


Fazendo suas reservas através destes links nós recebemos uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso.
Garanta sua Hospedagem: Booking.com || Hostelworld
Garanta seus Ingressos: Ticketbar
Garanta seu Chip internacional: Travel Mobile



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *