Uma das principais dúvidas quando se diz respeito ao intercâmbio é sobre o visto de estudante e quais as regras para trabalho que dizem respeito à ele, incluem-se aí carga horária, valores e direitos do trabalhador!

O visto

O visto que a maioria de nós, estudantes brasileiros, procura aqui é o Stamp 2. Esse visto pode ser obtido desde que se atendam exigências como: compra de curso de inglês de 25 semanas, com uma carga horária mínima semanal de 15h e em horário diurno. Com ele você ganha além dos 6 meses (25 semanas) de visto para fazer o curso, mais 2 meses de holidays (férias).

Estudar

Além das exigências do curso de carga horária e duração, existem exigências de presença e penalidades caso não seja cumprido. O attendance (como é chamado o seu percentual de presença) deve ser de no mínimo 85%, durante o curso, e ao final dele também.

Sobre as faltas, algumas escolas pegam mais leve, mas em geral não se pode faltar mais de 1 aula por semana, caso isso aconteça você poderá ser suspenso das aulas. Se isso acontecer 3 vezes, a próxima ação é a expulsão, a escola também deve encaminhar o nome do aluno à imigração informando da expulsão.

 

visto de estudante
Trabalhar

Os estudantes tem direito à trabalhar 20h semanais durante o curso e 40h semanais nos períodos de férias: de 15 de dezembro a 15 de janeiro, e nos meses de junho, julho, agosto e setembro.

Não há nada que realmente assegure nossos direitos trabalhistas aqui na Irlanda, pagamento de horas extras, férias remuneradas, atestados de saúde e outros direitos básicos, incluindo um pagamento mínimo por hora, não são obrigatórios por lei. O que existe, na maioria dos casos, é bom senso do empregador de tratar os seus empregados imigrantes do mesmo modo que os outros funcionários, porém caso isso não aconteça e você se sinta prejudicado, é possível entrar em contato com o Migrant Rights Centre Ireland (Centro de Direitos de Migrantes da Irlanda).

Registrar

Quando você chega no país, veja aqui dicas para uma chegada tranquila pela imigração, eles te dão 1 mês para que se resolva a situação e você se apresente à imigração para oficializar seu status no país.

Atualmente o sistema de agendamento é feito online, pelo site da imigração que pode ser acessado aqui. Feito isso, os documentos abaixo precisam ser apresentados:

  • Passaporte válido
  • Carta da Escola (comprovando a matrícula/pagamento do curso que atenda aos requisitos citados acima)
  • Comprovação de 3 mil euros
  • Comprovação de Seguro de Saúde Governamental e/ou seguro privado
  • 300 euros para pagar o cartão (devem ser pagos na hora via cartão de crédito/débito)

Renovar

Com este visto é possível renovar duas vezes, um total de 3 cursos de inglês. É possível renovar com outros cursos, porém estes devem estar de acordo com as normas da ILEP.

Caso você já tenha feito sua segunda renovação com o visto de estudante de inglês, apenas estarão disponíveis para a renovação cursos de graduação, pós, mestrados e doutorados.

A cada renovação é necessário pagar os 300 euros referentes ao seu GNIB, apresentar a documentação da escola + seguro de saúde governamental e possuir attendance acima de 80%.

visto de estudante

Essas são as principais dúvidas que nós temos quando estamos vindo pra Dublin, saber quais são os nossos direitos é fundamental, mas saber quais são os nossos deveres também faz parte de uma experiência de intercâmbio rica e responsável!

*Texto originalmente publicado no Blog da ICOT, onde semanalmente posto sobre curiosidades da Irlanda, dicas e desafios de ser uma intercambista em Dublin.



PLANEJE SUA VIAGEM

Quer ajudar a SAVE sem gastar nada por isso?


Fazendo suas reservas através destes links nós recebemos uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso.
Garanta sua Hospedagem: Booking.com || Hostelworld
Garanta seus Ingressos: Ticketbar
Garanta seu Chip internacional: Travel Mobile



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *