companhias aereas low cost

passagens baratas

Viajar pela Europa ficou muito mais barato depois das companhias aéreas low cost (baixo custo), para poder oferecer vôos mais baratos essas empresas economizam em outros serviços e é aí que muita gente se perde e acaba pagando taxas extras por não saber de todos os poréns de se viajar com uma empresa desse feitio.

SAVE vai te dar as dicas básicas para que você possa usufruir dessas empresas sem maiores dores de cabeça, desde a política com bagagens até o check in.

companhia aerea low cost

A irlandesa Ryanair é referência em companhias aéreas “low cost”

Pesquisa: pesquise sempre, muito! A chave para uma viagem mais barata é essa, abuse de buscadores virtuais que mostram vôos com diferentes preços, horários e empresas. O Skyscanner é um dos melhores pois dá pra pesquisar todas as low cost e ainda você pode pesquisar a variação de preços para os dias aproximados da data que você deseja viajar! Nós também gostamos do Kayak, Momondo e WhichAirline. Só não demore muito para comprar, quanto mais perto da data da viagem, mais caras ficam as tarifas… O ideal é comprar entre 5 e 3 meses antes.

Check in: fazer sempre antes e SEMPRE imprimir o cartão de embarque. Quem não é cidadão europeu precisa ter seu visto e passaporte checados antes de embarcarem, para isso é preciso chegar um pouco antes ao aeroporto e ir nos guichês onde se despacha as malas para que seu cartão de embarque seja carimbado. Nada de fazer check in no aplicativo pelo celular e arriscar perder o vôo ou ter que pagar uma média de 60 euros no aeroporto.

Bagagem de mão: o limite máximo de peso é de 10kg e as medidas variam de empresa para empresa. Sempre fique esperto pois as empresas possuem um “provador” de malas, se algum funcionário lhe pedir para você colocar sua mala no provador e sua mala não couber ali, não tem choro nem vela, eles vão te fazer despachar e pagar pela bagagem extra! Não vale a pena o stress de ter que pagar a mais por bagagem se dá pra se programar e levar só o necessário. Além dessa mala especificada, algumas empresas permitem que se leve mais um artigo pequeno tipo bolsa, casaco, máquina fotográfica, etc.

Bagagem despachada: quem decide voar de low cost não deve manter hábitos de quem viaja por companhias regulares, o melhor a se fazer é ir apenas com a bagagem de mão indicada para evitar ter que pagar as taxas adicionais para despachar bagagem. Se a viagem for longa, e não tiver como levar menos coisas, reserve a bagagem na hora da compra que sai mais barato do que pagar na hora pra despachar.

Criamos especialmente pra você essa tabela com todas as medidas, pesos e taxas extras das principais companhias aéreas low cost da Europa para te ajudar a se programar:

planilha bagagens low costs

Aeroportos: sempre bom checar antes de comprar a passagem para qual aeroporto é o vôo, geralmente essas empresas utilizam aeroportos secundários e em cidades vizinhas menores. O preço do transporte para ir/voltar às vezes pode ser até mais caro do que o preço da própria passagem, vide Paris e o aeroporto de Beauvais: a duras penas aprendemos que este é um vôo de low cost que não vale a pena sorte que passamos por essa experiência e pelo menos podemos te alertar agora! rs . Além disso, muitas vezes perdemos muito tempo da viagem nos deslocando até esses aeroportos, o que em uma viagem curta pode significar muito tempo.

Assentos: pagar barato significa também menos conforto, os bancos são bem juntos um ao outro e muitas vezes não reclinam. Por menos de 10 euros é possível reservar um assento com mais espaço (os da primeira fila e das saídas de emergência).

Adicionais: se o vôo é longo (eu considero mais de 3h um vôo longo) compre comida e bebida antes de embarcar, se você acha os preços do aeroporto caro, os da companhia aérea vão ser muito mais, pode apostar! E nada de esperar saquinho de amendoim, sanduíche ou barrinha de cereal, nem água rola de graça quanto menos comida. Isso inclui para todo tipo de entretenimento, leve seu tablet, livro e fones de ouvido.

Todas as dicas acima são importante e, nós garantimos, muito úteis. Porém o mais importante de tudo é sempre checar com a sua companhia aérea quais as melhores opções e tirar todas as suas dúvidas antes, o sistema dessas companhias é muito ágil e as regras mudam constantemente.

 

Gostou? Então não deixe de comentar e compartilhar!

 



PLANEJE SUA VIAGEM

Quer ajudar a SAVE sem gastar nada por isso?


Fazendo suas reservas através destes links nós recebemos uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso.
Garanta sua Hospedagem: Booking.com || Hostelworld
Garanta seus Ingressos: Ticketbar
Garanta seu Chip internacional: Travel Mobile



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *