Desde muito pequenininha eu me interessei por gastronomia, especialmente quando se falava de programas de TV que uniam minha paixão por comer com viagens (que depois se tornaria também minha paixão)!

Muitos destes programas de viagem e gastronomia eram visto na base da sorte mesmo, quando eu tinha o prazer de ligar a TV e me deparar com o programa que eu gostava passando… Anthony Bourdain, Todd Fisher, Andrew Zimmern e Olivier eram nome que desde muito nova eu já conhecia e admirava.

Cresci, e coloquei em prática todo esse meu fascínio ao fazer uma lista de comidas típicas de cada país que eu visitaria, antes de embarcar sempre soube exatamente o que e aonde deveria comer. Claro que não fui (ainda!) em todos lugares que gostaria, e enquanto as oportunidades não surgem, vou me divertindo através da TV, do Netflix e do YouTube com programas que mostram através da culinária local um pouco mais sobre a cultura do seu povo do que os pontos turísticos podem mostrar!

Confiram comigo a lista dos meus favoritos, que pretendo manter sempre atualizado, já que a minha busca por esse tipo de conteúdo é interminável:

Anthony Bourdain – TLC e Netflix

O cara é chef, escritor e apresentador, acho que é um dos nomes mais respeitados nesse meio e já teve vários programas, todos com foco em comida e viagens! O mais famoso é o Anthony Bourdain – No Reservations, que passa no TLC no Brasil e também tem algumas temporadas disponíveis na nossa amada Netflix.

O estilo dele é o que mais me cativa, pois ele vai de restaurantes com estrela Michelin à barraquinhas de rua, passando por lanchonetes fuleiras e jantares em tribos remotas, tudo com a mesma naturalidade e humor sarcástico!

Outros programas dele são o Anthony Bourdain – The Layover, Anthony Bourdain – Parts Unknown e Anthony Bourdain – The Cook’s Tour, e ele também narra o ótimo The Minf of a Chef!

 

Chef’s Table – Netflix

Não é necessariamente um programa de viagens, mas é sim um programa sobre cultura! Ele mostra além da história de cada chef, todo o trabalho por trás das tentativas bem sucedidas em usar a cultura local para dar uma cara nova à gastronomia de seu país.

Seja revisitando pratos típicos, recuperando a identidade culinária do local ou tentando fazer a cozinha ser um lugar mais sustentável, através deste programa você aprende não só a história de cada chef, mas a cultura por trás do lugar onde ele vive, a relação das pessoas com a comida e etc.

É tudo o que eu sempre preguei sobre comida, mostra que ela é uma fonte de conhecimento das culturas locais, e que a tendência atualmente é justamente valorizar o produto local, o orgânico e o sustentável!

Cada episódio é apresentado um chef de um lugar do mundo, onde é contada a história da relação dele com a comida, os tropeços no caminho e como eles tiveram a sacada que tornou eles os grandes nomes que são hoje.

 

The Mind of a Chef – Netflix

Combina viagem, gastronomia, culinária, ciência… É interessantíssimo pois mostra o processo de criação dos pratos dos restaurantes de chefes famosos, e assim a busca dele por ingredientes e referências ao redor do mundo (a parte de viajar)!

É interessante ver os lugares onde eles vão buscar por inspiração, e acompanhar o processo deles para por em prática o que viram e provaram.

Como falei antes, o programa é narrado por Anthony Bourdain, que também é produtor executivo, o que dá um toque de humor ao programa. Cada temporada é dedicada à um ou dois chefs mostrando seu processo criativo e inspirações culinárias, na sua cozinha e ao redor do globo!

Disponível na Netflix e no próprio site do programa The Mind of a Chef, só clicar aqui.

Migrationology – YouTube

Mark Wiens é um americano que morou já em diversos países quando pequeno, e depois de formado foi fazer uma viagem para a América do Sul, Lá ele se apaixonou pela comida local, e resolveu fazer um blog para contar as suas experiências gastronômicas.

Hoje ele mora em Bangkok e viaja o mundo, em especial Ásia, com sua esposa e filho, fazendo vídeos sobre comidas típicas de cada país.

O programa não é legendado, e só está disponível no YouTube, então não fica muito acessível pra uma grande quantia de gente ver, lá fora ele é bem conhecido. Não é raro ver as pessoas pedindo para tirar foto com ele durante os vídeos, ou no Stories no Instagram dele.

A paixão com que ele fala sobre comida, e o fato de ele não ter nenhuma formação relacionada à isso, tornam os vídeos gostosos de ver porque podia ser qualquer um de nós ali fazendo isso e tendo aquelas reações! A cada prato você consegue sentir a excitação dele em provar novos sabores, é um baita combustível para mexer com a nossa vontade de viajar e explorar o mundo através da comida!!

Food Crawl SAVE Pelo Mundo – YouTube

Foi inspirada nesses caras todos aí, e no fato de que eu sempre fui apaixonada por comida, que eu resolvi trazer um pouco mais das minhas experiências pra vocês leitores.

Independente de já ter a SAVE, e de já estar fazendo vídeos ou não, a cada viagem eu fazia uma lista de pratos que eu não poderia deixar de comer em determinado país, qual os melhores restaurantes para encontrar esses pratos, feirinhas de rua acontecendo na cidade e mais.

Estou começando aos poucos, mas com muitaaa paixão no coração por poder falar sobre coisas que me interessam e fascinam. Esse é um dos vídeos da série sobre Estocolmo (são 3) onde você aprende sobre hábitos, costumes, ingredientes e pratos importantes na culinária da Suécia!

Espero que vocês gostem, tem mais coisa vindo por aí, para não perder nadinha de nada, se inscreve no canal e dá teu feedback!!

O que vocês acharam da lista?

Comenta aqui embaixo se você tem alguma dica de programa que não pode ficar de fora!

Gostou? Então não deixe de compartilhar com seus amigos e comentar abaixo!



PLANEJE SUA VIAGEM

Quer ajudar a SAVE sem gastar nada por isso?


Fazendo suas reservas através destes links nós recebemos uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso.
Garanta sua Hospedagem: Booking.com || Hostelworld
Garanta seus Ingressos: Ticketbar
Garanta seu Chip internacional: Travel Mobile



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *